ÁUDIO/apostila CD # 02/05

 
Clique na imagem para ouvir o CD 2/5

 
Mentalidade – CD 2

Dizem que a terra foi feita em milhões de anos, a Bíblia coloca que foi em seis dias e dizem que cada dia daqueles era um milhão de anos. Mas foi que pouco a pouco, pouco a pouco, pouco a pouco que foi feito tudo, sem pressa. E ali está a diferença. Então, toda ação tem o seu efeito. Toda ação tem o seu efeito, certo? E a soma dos efeitos chama-se resultado, porque tudo se soma, tudo se acumula.

Você pode acumular dívidas ou você pode acumular dinheiro. Você pode acumular amigos, ou você pode acumular inimigos. Você pode acumular acertos ou erros. Você pode acumular gordura, você pode acumular doenças, pode acumular ignorância, tudo se acumula. Como a poeira se acumula. E o fracasso também se acumula. A pergunta é: o que você quer acumular?

Porque alguma coisa você já está acumulando, mesmo que você não perceba o que é. Dinheiro, amigos, sucesso. Ou você está acumulando fracasso. Você está acumulando trabalho ou você está acumulando descanso. É possível acumular tudo. A chave é saber o que você quer acumular. Então, você soma os resultados e agora você já pode saber o que foi sucesso ou fracasso. Mas atenção, são extremos do mesmo caminho, você vai ter quase o mesmo esforço para caminhar para um lado ou para o outro.

Então, se eu quero fazer meu grupo, eu tenho que fazer reuniões todos os dias. Eu não quero ter grupo, então não faço reuniões todos os dias. Hoje é terça-feira, o que você fez? Ah, nada. Ótimo teu sucesso em não ter distribuidores vai ser incrível. Assim, você pode acumular pontos ou não pode acumular nada. O vazio também se acumula, acreditam nisso?

Bom, com isso espero que tenhamos mais claro o processo de como funcionamos e tendo isso mais claro, podemos passar ao passo seguinte.

Então, vamos falar agora desta parte, do processo da filosofia e da mentalidade. Então, filosofia é simplesmente aquilo que você sabe e todo o processo de como você conseguiu essa informação, da onde veio toda essa informação. Essa é a palavra chave, porque, pensem nisto, o que aconteceria se a informação que você recebeu estivesse errada? Agora você teria uma percepção o que? Errada também.

O que aconteceria se todo o sistema de avaliação que você recebeu estivesse errado? Agora você teria o que? Idéias erradas, conceitos errados e isso te levaria a tomar decisões erradas, reações erradas, e talvez emoções erradas e agora tudo o que você diz ou faz está o que? Errado. E você se dirige ao fracasso.

Que tal que você corrigisse tudo isso e agora você tivesse que? Informação correta, que te levaria a uma percepção correta, que te daria um sistema de avaliação correto, e agora tudo o que você sabe e aprende é correto. E isso vai te levar aonde? A fazer decisões corretas, o que você faz é correto, e o que você diz é acertado e isso claro, vai te levar para o sucesso. Então, ai está chave. Então, esse é o processo.

Neste exemplo, você só tem que mudar a palavra errada, pela palavra acertada e esse é o processo. Quem consegue chegar a esse ponto de ter informação certa para mudar seus resultados, para mudar suas vidas? Então, essa informação veio da onde? Obviamente, veio da escola, opiniões dos seus professores, veio da tua casa, do que teus pais falavam, do que teus irmãos te diziam, do que teus companheiros de escola falavam, do que teus vizinhos comentavam, certo? O que teus colegas de trabalho falam, os teus sócios, o que diz a televisão ou o rádio, o que dizem as revistas. Tudo isso é o que? Informação. E foi uma parte da tua própria filosofia. Então, temos uma grande quantidade de fontes de informação. Certo? Da onde veio esse sistema de avaliação?

....

Da onde veio o sistema de avaliação que você tem? Mesma coisa. De alguém você escutou dizer que essa sala é grande e você repetiu ou de alguém você escutou dizer que trânsito horrível e você também repetiu que? Igual, “verdade, que trânsito horrível”. E se alguém diz isto é o pior, já, você também colocou a etiqueta de pior. Especialmente quando essas opiniões vêm de pessoas que você admira. Certo?

Se alguém que você admira diz “essa é uma ótima pasta de dentes”, então você compra essa por que é que? Ótima. É assim ou não? Se uma idéia chega até nós ou uma opinião que ouvimos de alguém, o que que nós fazemos? A colocamos na nossa balança mental para pesá-la. E vamos supor que essa balança mental tem valores de um ao cem. Certo? Se você coloca uma informação que vale um, então você não tem que fazer nada a respeito, porque só vale um, mas se essa idéia vale cem, então ela é o que? Muito importante. O que você tem que fazer? Imediatamente começar a trabalhar nela e botar essa idéia em prática por que ela é o que? Valiosa. Certo?

Então, esse é o problema. Porque as pessoas de sucesso têm um sistema de avaliação que é totalmente oposto ao sistema de avaliação das pessoas fracassadas, ou seja, as coisas ou idéias que para as pessoas bem sucedidas valem cem, para os fracassados valem um e as coisas ou idéias que para as pessoas de sucesso valem um, pras pessoas fracassadas valem cem. Esse é o problema.

 É ali onde você tem que corrigir. É ai onde você tem que saber como olham as coisas as pessoas que têm conquistado o que eu quero conquistar. Como avaliam eles isto? E quase você teria que ir com eles e perguntar a respeito de todas as áreas e aspectos da vida. Como vêem eles o exercício? Como vêem eles a política? Como vêem eles os ganhos? As horas de trabalho? Etc.

Para que você pudesse ter um sistema de avaliação, como aquele que têm as pessoas de sucesso. Porque ai se alguém te dá uma idéia, e você a pesa, e você percebe que essa idéia pesa um, o que você vai fazer? Nada.  Sem saber que essa é a idéia, que para as pessoas de sucesso pesa cem. E eles falam “olha, por isso ele está desse jeito, ele deveria entrar em ação imediatamente com essa idéia, porque vale cem”. Qual é o problema? Pra mim vale cem, para ele vale um. Ou talvez, zero, não vale nada. É o problema.

As pessoas vêm aqui, você conta a eles a tua história, apresenta a companhia, você fala do negócio, dos ganhos e ai você pergunta a ele: você vai entrar? E ele diz “eu acho que não”. Onde está o problema? Ele calculou que? Mal. Ele tem um sistema de avaliação errado e claro, você não pode mudar isso. Ele teria que perceber isso e querer mudar. Corrigir. É o problema.

Por que não entra e bota essa idéia em ação? E quando alguém já entra no negócio você diz: mas por que não vêm a todas as reuniões? Por que não tem convidados em todas as reuniões?

Isso significa uma fortuna aqui. Vale cem. Mas ele não vem, porque no seu sistema de avaliação isso não tem valor. Pra ele é mais valioso ir ao seu emprego. Cumprir com o emprego. Chegar cedo e ficar até tarde e não falhar em nada. Mas aqui onde vale cem, falha o tempo todo. Lá onde pra mim vale um ou nada, ser empregado, o que? Você tá maluco? Pra ele vale cem. É esse o problema.

Tomar o produto, pra mim vale cem. Tacos valem um. Certo? É assim. Mas que tal que os valores estão ao contrário? Pra mim, ter o meu próprio negócio vale cem, e um diploma vale um. Um título vale um. Antes era ao contrário. Antes o título universitário valia cem, e um negócio valia um. Eu tive que corrigir esse valor, entendem isso?

Pra mim não interessam mais os títulos. O meu título é mais 1 milhão de dólares. Esse é o meu título. Mais mil supervisores. Esse é o meu título agora. Mas antes eu tinha isso ao contrário, eu tive que corrigir, tive que perguntar “ei, então, como fico rico?” e eles responderam “muito bem, você tem que inverter seus valores, ler os livros que te ensinam o sucesso”.

Ler Pensa e Enriqueça, por exemplo, antes valia um pra mim, ou seja, se você colocasse um livro de anestesia junto, o que eu teria pensado? Pensa e Enriqueça vale um e anestesia vale cem. Agora é ao contrário. Anestesia vale um e Pensa e Enriqueça vale cem. Essa é a diferença. Entendem a diferença?

Antes, dizia pra mim “tem um congresso de anestesia e um evento com Jim Rohn” e eu dizia “o congresso de anestesia vale cem e o Jim Rohn vale um”. Agora é ao contrário. Não sei quantos cursos sobre anestesia acontecem, pra mim vale um e os cursos do Jim Rohn valem cem. Onde aconteçam, eu tenho que ir. Essa é a diferença. É corrigir o teu sistema de avaliação. Porque é ai onde ele tomou o caminho errado sem perceber. Certo? Porque tem a sua balança mental um pouco desequilibrada. Alguém desequilibrou a sua balança, desde que nasceu. Ou já nasceu desequilibrado, ok?

É muito importante ter um sistema de avaliação certo. Se certifique de ter um sistema de avaliação correto. Ganhar um milhão de dólares vale cem, 300 ou 400 reais por mês vale zero, mas tem pessoas que dão sua vida por 400 reais ao mês. Não é verdade isso?

E não dão nada para chegar a dez mil reais por mês. Como vocês vêm isso? Eles dizem “eu não tenho tempo”. E você responde “pois é, você tem tempo para ser pobre, mas você não tem tempo para ficar rico”.

Eu não entendia quando me diziam que é muito mais fácil ganhar um milhão de dólares do que sobreviver com 500 reais ao mês. E isso é verdade. É mais fácil ganhar um milhão de dólares ao ano, do que tentar viver com 500 reais por mês. É muito mais fácil.

Quanto mais dinheiro você ganha, mais tempo você tem para ganhar mais dinheiro. E ao contrário também funciona. Quanto menos dinheiro você ganha, menos tempo você tem para ganhar mais dinheiro. O que vocês acham disso? Duzentos reais por mês absorvem todo o teu tempo. Um milhão de dólares por ano absorve uma parte do meu tempo. O que vocês acham disso? É meio cruel isso? Não é cruel. Certo?

Quanto mais dinheiro você ganha, você tem mais tempo para ganhar mais dinheiro. Então, se uma idéia vale cem, você acorda mais cedo e deita mais tarde, porque essa idéia vale cem. O problema é: a que você dá o valor de cem? E a que você dá o valor de um? Esse é o problema. Certo?

Porque baseado nesse sistema de avaliação, a pessoa decide o que você vai fazer nessa hora ou neste dia. E o que você vai fazer? Você vai fazer sempre o que for importante e baseado nisso você põe as suas prioridades.

Imaginem que têm pessoas que eu encontro e digo “ei, vamos nos pôr em ação?” e ele responde “não, é que eu já estou quase me aposentando no meu emprego, só me faltam alguns anos”. A tua aposentadoria, quanto vale? “Mil”. E ficar rico? Não, isso vale um. É incrível, mas quantos anos faltam para te aposentar? ”Ah, faltam dez anos”. Bom, se você trabalhasse aqui durante dez anos, sem parar, semana por semana, você chegaria a ganhar como o mínimo dez mil dólares por mês.

....

E de quanto vai ser a tua aposentadoria? “Ah, 400 reais por mês”.

Como é que alguém pode ter os valores tão errados? Certo, pessoal? Tem pessoas que não fazem Herbalife, porque estão para se aposentar. Três anos, quatro anos, cinco anos para se aposentar. Então, todos temos a nossa própria filosofia pessoal. Todos temos certas idéias com respeito às coisas. Todos temos isso.

Por exemplo, o que vocês pensam com respeito ao governo? E o que eu penso a esse respeito?

 O que vocês pensam a respeito da crise? E o que eu penso a respeito da crise?

 O que vocês pensam a respeito do sucesso?  Contra o que eu penso do sucesso.

O que vocês pensam da riqueza? Contra o que eu penso em relação à riqueza.

O que você pensa da aposentadoria? Contra o que eu penso da aposentadoria.

O que você pensa dos títulos universitários? Contra o que eu penso dos títulos universitários.

Eu digo “vamos lá se ponha em ação” e você diz “não, porque eu já to quase terminando a minha faculdade”. Mas quanto te falta? “Em três anos eu termino”. Três anos. Você sabe quanto dinheiro você poderia ganhar em três anos? “Sim, mas o dinheiro não é o mais importante”. Tá bom, sistema de avaliação o que? Diferente. Então, isso é muito importante.

O que você pensa da sociedade? Do sucesso? Muito importante. Você acha que isso influencia o teu futuro? Porque tem pessoas que recebem a mesma informação e você diz: mas se estivemos na mesma escola, com os mesmos professores e lemos os mesmos livros e por que agora fazemos coisas totalmente opostas?

Onde está o problema?  Eles têm sistema de avaliação opostos. Certo? Que faz com que vejam as coisas de forma diferente e que tenham pontos de vista diferentes e que pensem de forma diferente com relação ao mesmo ponto. Isso é incrível. Com relação ao mesmo fato. Por isso, anotem ai, a filosofia pessoal de uma pessoa é o fator mais importante e determinante de como funciona a sua vida. A filosofia pessoal de alguém é um fator determinante de como funciona a sua vida. A tua própria filosofia determina como funciona a tua vida.

Seria como a posição da vela num barco, o vento sopra numa mesma direção e a pergunta seria “então, por que os barcos vão em direções diferentes? Se o vento sopra na mesma direção”. E é o mesmo vento. Só que alguns barcos vão em direção, só que alguns barcos vão em direção do vento e outros vão em outras direções. Tem barcos que vão de leste a oeste com o mesmo vento. E outros vão o que? De norte a sul. Como isso é possível? A resposta é qual? É possível dependendo de como você orienta a vela do teu barco. Então, o mesmo vento pode te levar, inclusive, na direção totalmente oposta.  Sem motor, simplesmente pela posição da vela. Certo?

É possível isso? É possível. Então, é possível que o mesmo vento das circunstâncias que está soprando sobre todos nós, possa fazer que muitos de nós viajemos em direções diferentes, totalmente opostas. Então, como sopra o vento do fracasso? Sempre é na mesma direção, de cima pra baixo. E o vento da crise? E o vento da pobreza? O vento das desvalorizações? Como é possível que em tempo de desvalorização, têm pessoas ficando ricas?

 O que quer dizer isso? Que essas pessoa orientaram suas velas de forma o que? Diferente. Em tempos de crise, como isso é possível? Pessoas ficando ricas. Como isso é possível? O vento da pobreza diz que todo mundo deveria ser pobre. Embora têm pessoas que colocaram sua vela, sua própria filosofia pessoal de forma diferente e disseram não, com este vento eu fico rico. Com este vento, eu fico rico.

Não, eles dizem é impossível ir contra o vento e você se deixa arrastar pelo vento. É incrível. Então, é o vento da doença, o vento dos preços altos, o vento do fracasso, sopra na mesma direção. Então, o importante não é o vento e sim como você orienta sua vela, isso é o importante. O vento pode soprar na direção que quiser e você também pode ir na direção que você quiser, dependendo do que? Como você orienta sua vela.

Por isso, a orientação da vela chama-se a tua própria filosofia, chama-se a tua filosofia pessoal, o teu sistema de avaliação. Chama-se quais livros você leu. Quais fitas você escutou. Chama-se quantos cursos você foi. Chama-se de quem você copiou. Essa é a chave. Certo?

O vento da ignorância sopra na mesma direção, o vento dos ataques, o vento dos inimigos, o vento das críticas, sobretudo as críticas. Quantas pessoas já foram afogadas pelas críticas? Critica o meu jeito de trabalhar, sim. Critica que eu use a tecnologia, sim. Critica que eu use um escritório grande, sim. Tá bom, o vento continua soprando e eu tenho muito calor. Hahaha. Tá bom, então a chave é que você não tem que ir junto com o vento. Anotem ai, você não tem que ir junto com o vento.

Agora, o estranho é que o vento nunca vai assoprar na direção que você vai. Isso é o estranho. Bom, a menos que você fosse na direção do fracasso. “Oba, já me falta pouco para fracassar. Ai vou eu, meu pin do fracasso vai ser incrível”.

O vento, normalmente, vai da riqueza para a pobreza. Não vai da pobreza para a riqueza. Normalmente. Por isso, Jim Rohn diz “riqueza é afastar-se na direção oposta à pobreza normal”. Normal. Por isso, ser rico é o que? Anormal. Chama-se ignorância normal, doença normal. Me diga o que há mais: pessoas saudáveis ou pessoas doentes? Não é normal ficar doente com 50? Aquele diz “é, eu tenho 60 anos e estou doente” e o que ele escuta “ah, isso é normal”. Agora, se você está com 70 anos e está saudável, isso ai é o que? Anormal. Certo?

E assim, a pobreza é então o que? Normal. Ser negativo é normal. A escuridão é normal. Gerar luz requer energia e energia geralmente não é eterna. Não é eterna. A escuridão que tanta energia gasta? Nada. A negatividade que tanta energia gasta? Nada. Está ai, esperando. Sabem como seria esse mundo sem sol? Todos nós congelaríamos. Não haveria calor, tudo seria frio. E toda a terra seria como os pólos. Não haveria vida, ou seja, o universo tem que, frio é normal e encontrar calor é anormal. Isso requer esforço e trabalho, por isso o sucesso não é normal.

....

Então, o vento das críticas, dos inimigos, do desemprego, dos baixos salários, das necessidades, tudo isso vai na mesma direção. A falta de apoio é outro vento que vai na mesma direção. Contas fechadas, pessoas mandadas embora, tudo isso vai na mesma direção. Então, por que em 12 meses, em três anos, em cinco anos, em dez anos poderíamos terminar em uma posição diferente em relação ao vento? Qual é a diferença? Você corrige a tua filosofia, orienta a tua vela numa direção diferente. Isso foi o que eu fiz. Eu disse “esse homem tem razão, é verdade, todo mundo vai com o vento e eu vou ir numa direção diferente”.

Como é que você orienta a sua vela? Você começa a ler os livros. Você começa a fazer os cursos e escutar as fitas, até que você começa a ir no sentido oposto. E você vê todo mundo indo na direção contrária e você diz “ei, voltem, vocês estão indo na direção errada” e eles dizem “não, você está errado”. Tá bom, vamos ver quem está errado.

Você não acha que eles se perguntam “o que que esses caras malucos estão fazendo ali no sábado de manhã, em reunião, eles estão loucos. Como é que eles pretendem ir em direção contrária, se todos estamos em crise? Eles estão loucos pensando em um milhão de dólares”.

E falando nisso, todos vocês deveriam ter a meta de ganhar um milhão de dólares. O seu primeiro milhão. Tem um livro que chama-se Meu Primeiro Milhão e ai diz que 40 pessoas chegam a essa meta todos os dias. Quarenta diários. Assim como dizer nascem mil crianças todos os dias. Assim também tem 40 pessoas que chegam ali todos os dias. A pergunta é? Quando você vai ser um desses quarenta?

Não seria uma pena que vocês não cheguem lá? Eu demorei quatro anos e meio para chegar nessa meta mágica. Quatro anos e meio, foi incrível. Desde que ganhei meu primeiro dólar acumulado, depois de quatro anos e meio ganhei um milhão de dólares.

Você pode fazer isso na internet, ver todos os teus cheques desde o primeiro cheque até o mês passado e ali você soma tudo, mais o varejo e pode calcular quanto você já fez com Herbalife. Sem auto-engano.

Quando eu escutei as fitas de Jim Rohn, ele diz que demorou seis anos para ficar milionário e eu disse “opa, seis anos tá bem”. Então, eu fiz isso em quatro anos e meio. E eu disse “incrível”. Tem pessoas que demoram toda a sua vida e tem pessoas que nunca vêem essa meta feita realidade. Agora, eu demorei menos tempo do que isso, quatro anos e meio para ganhar o meu primeiro milhão de dólares. Agora eu ganho um milhão por ano, mas vai chegar o dia que eu ganho um milhão a cada três meses e depois a cada mês.

É assim, eu só tenho que seguir o mesmo rumo que tenho agora. Entendem isso? Eu posso dizer isso pela minha experiência. É incrível, que o dinheiro que agora ganho em dois semestres eu demorei quatro anos e meio para conseguir. Imagine, quatro anos e meio para ver essa meta realizada e depois para estragar tudo, quando tinha três milhões de pesos no banco, que equivalia a um milhão de dólares, veio a desvalorização da moeda. E o meu milhão se transformou em meio milhão.

É assim, por não saber. Agora, já sei, mas antes não sabia. Quando chegou a desvalorização eu já tinha ganho mais do que um milhão. Isso era somente o que eu tinha na minha poupança para a minha segurança. Na verdade, eu estava guardando para comprar a minha casa. Eu queria uma casa de um milhão de dólares. E então, eu compre a vila, a minha vila de Acapulco e mais um terreno.

Bom, quando você consegue virar Presidente, você já esta ganhando meio milhão de dólares por ano. Então, no ano seguinte você já pode ter isso guardado. Dependendo dos teus gastos, claro. Porque isso pode se gastar também.

Então, uma vez que você entende isso, talvez uma das tuas metas mais próximas seja corrigir o teu sistema de avaliação. Você corrige a informação que recebe e com isso você corrige o que você percebe. Certo? Porque o fator de influência do que você vai fazer amanhã, não vão ser as circunstâncias. Do que você vai fazer o mês que vem, não vão ser as circunstâncias.

Lembrem, que isso não depende do vento. Do que depende? Do que você decide de acordo a tua filosofia. Que que você vai fazer? Especialmente, você não vai fazer o que faz a maioria. Você não deve fazer o que faz a maioria, porque a maioria sempre está mal. A maioria não tem dinheiro, a maioria está doente, a maioria está ignorante. A maioria. A maioria não quer trabalhar na Herbalife. A maioria.

Então, você vai fazer o que faz quem? A minoria. Porque a minoria é que está bem. A maioria das pessoas vai para a universidade, por exemplo. Que bom, continuem ali. Eu estou em outros negócios. Então, essa é a chave. Porque muitas pessoas perguntam: mas por que que você está assim?

“Ah, porque são as circunstâncias”.

Então, anotem ai, não importa o que aconteça, o que importa é o que você faz a respeito. Porque o que aconteça, vai acontecer com todos nós. Se vem uma desvalorização, isso afetaria todo mundo, porque pra mim também afetou a desvalorização, mas o importante foi o que? O que eu fiz depois. E o que que eu fiz? Eu recuperei o meu milhão. Sabem o que eu fiz? Comprei e comprei com o preço desvalorizado e então recuperei o meu milhão.

Então, o que você vai fazer amanhã depende do que? Da tua forma de pensar, do teu sistema de avaliação, da tua forma única de ver as coisas. Isso vai dizer a você o que tem que fazer amanhã. Não é baseado nas circunstâncias, as decisões que você tome não vão ser baseadas nas circunstâncias. O que você obtenha nos próximos cinco anos ou dez anos não vai depender das circunstâncias. Vai depender do que você faz a respeito.

Uma vez que você entende isso, uma vez que eu entendi isso, ai você começa a mudar rapidamente as suas metas, rapidamente o teu destino, rapidamente o teu futuro. Porque agora, você sabe que você tem que? Controle do que você vai fazer.

Aquele que está conduzido pelas circunstâncias, imagina, é como um barco que está à deriva. Certo? Que te leva de lá pra cá, de lá pra cá, como vai o país. Então, a chave é que você não vá como vai o país, porque o país continua mal e eu tomei uma direção diferente. O país continua empobrecendo, mas eu tomei uma direção diferente. Entendem isso?

Essa é a chave, qual direção você vai tomar. Porque eu tomei a direção de botar mais anúncios, de fazer mais reuniões, de treinar o meu grupo, essa foi a direção que eu tomei. Servir a mais consumidores, essa foi a direção que eu tomei. Quanto mais duras estavam as circunstâncias, mais eu trabalhava naquilo. Mais difícil ficava? Mais eu trabalhava naquilo.  Mais livros eu lia, mais fitas eu escutava para não perder o caminho. Essa é a chave.

E você vai se aproximando, vai se aproximando até que você consegue. E eu consegui. É assim como aquele que está subindo uma montanha e vem um ar frio, o que ele vai fazer? Ficar ali parado? Ou ele continua? Ele continua. Passo a passo, passo a passo, passo a passo. Difícil? Sim, mas você continua. E você sabe que a cada passo que você dá, você está mais perto do topo. A cada passo que você dá, o topo fica mais próximo e você não para por nada no mundo até que você vence as circunstâncias, e o frio, e a dor.

Como numa lancha, que no começo a água vai fazendo resistência, até que chega num ponto que a lancha vai quase por cima da água. Essa é a chave. Porque agora a minha lancha vai quase sobre a água. Eu tive que vencer as circunstâncias. Foi um super esforço? Sim. É assim. É como se a tua própria vontade estivesse contra as circunstâncias. Quando você descobre isso, teu crescimento se torna acelerado. Nada te detém. Mas primeiro você tem que entender essa parte. Que não depende das circunstâncias o que você vai fazer amanhã. Não depende das circunstâncias. Estar aqui hoje, por exemplo, não depende das circunstâncias. Se você podia ou não podia, não interessa, você tinha que estar aqui de qualquer jeito. É assim.

Essas são as prioridades que você tem que mudar. Se concentrar no que realmente é importante para o teu crescimento na Herbalife. Quem costuma faltar nos meus treinamentos de grupo, não chega muito longe. Então, eu comecei a fazer essas correções, na minha vida, com 31 e quatro anos depois essa meta mágica tinha se tornado realidade. E não era tão mágica, porque era tangível. Incrível, eu disse. Eu consegui. Você sabe o que isso faz com a tua auto-estima?

....

Você sabe o orgulhoso que você se sente, mesmo em segredo? Você sabe que você poderia comprar o carro que você quiser e mesmo que você não compre, você tem esse poder e isso te deixa satisfeito. Isso é incrível, e o impacto que isso tem em você, na tua atitude. A tua atitude reflete e a atitude que você reflete pros demais, porque um bom nível de vida reflete na tua atitude. Uma boa conta bancária se reflete na tua atitude.

Aquele diz “nossa ele fala como se tivesse certeza absoluta do que está dizendo”. Da onde vem essa certeza? Dos resultados. Então, anotem ali, é importante saber. Muito importante ter a informação. O que você não sabe te prejudica. A ignorância não é uma benção. O que você sabe poderia prejudicar a tua saúde? Obviamente. Os teus ganhos? Obviamente. A tua família? Obviamente. O teu futuro? Obviamente.

Então, a chave é tenta saber o máximo que você puder, mas tenha certeza que essa informação seja correta. Jim Rohn diz que não tem nada pior que ser ignorante. Não tem nada pior que isso. Estar sem dinheiro é ruim, mas ser ignorante é o pior que pode te acontecer. E o pior mesmo poderia ser o que? Ser ignorante e estar ao mesmo tempo sem dinheiro. Talvez algo pior que isso seja: ser ignorante, estar sem dinheiro e estar doente. Bom, ignorante, sem dinheiro, doente e feio e além disso velho, isso seria o pior que pudesse acontecer com você. E além disso gordo.

Então, ter uma mentalidade saudável é importante, porque a mente, obviamente, não pode mudar, mas a mente é como a terra, não pode mudar, os frutos sim. O que você planta? Sim.  As sementes podem mudar, assim como as idéias. A terra não pode mudar, é basicamente a mesma. Certo? Então, a mente não pode mudar, mas a mentalidade sim.

O que a mente produz? Já dissemos, a mente é como uma fábrica que recebe informação, que é a matéria-prima, e a mente a transforma em idéias e pensamentos. Então, tenha certeza que a matéria-prima seja da melhor. Que seja o que? Correta. Porque você dá uma idéia a tua mente e, de forma subconsciente, ela continua trabalhando nela e vai como multiplicando, uma semente. Uma semente se torna uma tonelada. Você põe uma pergunta na tua mente, ela continua trabalhando naquilo e logo ela manda a resposta do subconsciente para o consciente e não importa se isso acontece à meia noite ou você tá comendo. Não importa. Chega a idéia ou o conceito.

Você está procurando um conceito de como dizer alguma coisa ou a explicá-la melhor e mesmo que você não perceba a mente está trabalhando naquilo, de como você vai conseguir e de repente vem a idéia certa. Por isso, você deveria ter um caderno sempre pronto, para esses momentos, porque se você não fizer isso, você esquece. Você fica se perguntando “como era a idéia?”. E já foi embora. Em lugar de ter um caderno pronto e anotar isso imediatamente. A tua própria idéia.

Então, você decide qual informação você coloca na tua mente. Informação de fracasso ou informação de sucesso. Você pode por idéias negativas ou idéias o que? Positivas.

Alguém vem e te diz “você sabia que aumentou o preço do ônibus?”.

E você diz “oh, meu Deus, é mesmo? Me conta mais sobre isso”. E você começa a entrar naquela linha de pensamento e essa idéia começa a se multiplicar. Não é assim que acontece? O que você tem que fazer é parar com essa idéia na hora. Fala pra ele “isso não vai impedir que eu consiga as minhas metas, isso não me importa, então vai contaminar outra pessoa, por favor”. Mas às vezes, você deixa que alguém te contamine.

 Então, essa é a chave, controlar quais idéias você deixa que entre na tua mente e quais idéias você manda embora imediatamente. Você mesmo fica pensando negativamente, você tem que parar esse processo, porque é um processo que te faz ver daqui a pouco tudo na cor desse cristal. E ai você diz “por que eu não recruto pessoas? Por que eu não consigo vender pra ninguém?”

Porque você está refletindo o que você tem por dentro. Vocês entendem isso? É muito importante isso. Você decide se você põe idéias negativas, de medo, de fracasso, pessimismo ou você põe idéias de otimismo. Isso quem decide é você.  E de acordo as idéias que você tem na cabeça, se cria o teu estado mental. Alegria é um estado mental. A tristeza é um estado mental. A melancolia é dar voltas a uma idéia “oh, meu Deus, ninguém me ama, coitado de mim. Meu cheque tá caindo”.

É assim ou não? Isso cria o que? Um estado mental. E outro estado mental é dizer “a coisa está incrível, recrutei mais gente, todo mundo quer os produtos, esse é melhor negócio do mundo”. Esse é um outro estado mental. E tem pessoas que tem uma idéia e não podem controlar. Você tem que controlar essa idéia. Chega, isto acabou, eu vou pensar positivamente. Certo?

Então, outra coisa com respeito à mentalidade, todos nascemos com a mesma capacidade mental que morremos e essa é uma capacidade gigante. Gigantesca. É como a terra, eu acho, nunca se plantou em toda a sua extensão, somente em pequenas porções. É gigante. A diferença está em quão capazes somos de utilizar essa capacidade. Ai sim depende da tua idade, do teu desenvolvimento, que informação você colocou ali, porque a mente não muda, a mentalidade sim, a tua filosofia. Que tipo de frutos você quer colher? Que tão grandes.

Porque a mente funciona igual. Não é que a mente de uma pessoa pobre funcione de um jeito e a mente das pessoas ricas funcione de outro jeito. Não é assim. A mente funciona igual. Certo? E é o mesmo potencial. Os dois podem por idéias de sucesso e os dois podem por idéias de fracasso. Obviamente, os fracassados ficam fazendo o que? Plantando idéias negativas, o tempo todo. E quando lhes chegam idéias positivas eles imediatamente as elimina. As elimina. Certo?

O que que os fracassados plantam? “E se não funciona, e se me diz que não, e se não tem dinheiro, e se me roubam, e se depois me seqüestram”.

E quem sabe quantas coisas mais? Tá certo?

E o que plantam as pessoas de sucesso? “Vai dar tudo certo, ele vai dizer que sim”. E se te assaltam? “Não, não tem porque acontecer isso comigo”

Então, você está eliminando o que? As idéias negativas. “Isso não vai acontecer comigo”. Lembrem-se tudo isso são ordens que você dá para teu cérebro. Não tem porque dar errado.

Tem pessoas que me perguntam “Eduardo, como é que foi hoje?”

E eu respondo “pra mim só pode ir de uma forma, ótimo.”

Entenderam? Essas são as ordens que eu coloco na minha mente. Eu nunca digo “ah, foi ruim”, eu sempre digo “só foi de um jeito”, qual? “Ótimo”.

“Ah, mas que convencido, Eduardo.”

É? Então, você tem que estar de olho no que você planta ali. Porque isso vira um hábito. Isso se torna prática do dia a dia. A mente obedece todas as ordens que demos a ela, especialmente o subconsciente. E a mente está ali para tornar realidade, tudo aquilo que você pedir.

....

E é mais ou menos como teu escravo fiel. E quanto mais você repeti uma coisa, mais intensa fica a ordem e se combinamos isso com emoção, mais intensa fica ainda. E se dissermos alguma coisa com raiva é uma ordem ainda mais intensa, como se você ordena alguém com raiva. A mente é a mesma coisa. Agora, a mente tem limitações? Sim, na mente só cabe uma idéia de cada vez, ou seja, ela só pode se concentrar numa coisa de cada vez. É como se fosse um aparelho de televisão, que tem muitos quadros, mas passa um de cada vez. Você não pode se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo. Isso é impossível. Você só pode se concentrar numa.

Por isso, a chave é que você tenha uma meta só, a longo prazo, com metas intermédias, mas você está concentrado em que? Em uma só. Porque a tua mente só se concentra em uma meta só. Entendem isso? É importante isso, que você tenha uma meta clara, a longo prazo, grande, e você se encaminha para lá.

Da mesma forma a mente só pode ter um pensamento de cada vez. Você pode mexê-los rápido e quanto mais inteligente você é, seria como se tua velocidade mental é mais rápida. Como os computadores, que passam as idéias mais rápido, mas que sempre vai ser um de cada vez, uma de cada vez. Certo?

Então, a chave é trabalha mais duro em mudar a tua mentalidade. É o que Jim Rohn fala: trabalha mais duro em você próprio, do que no teu trabalho. Porque isso custa mais tempo e esforço. Mudar essa acumulação de idéias erradas, de informações erradas, sistema de avaliação errado que você obteve desde criança. Isso não muda de uma hora pra outra, isso é uma semente do processo.

Talvez, você saia daqui dizendo “é verdade, eu estava calculando de forma errada, agora eu percebi, eu estava dando valor de um, àquilo que vale cem, em quantas coisas mais eu estarei desse jeito? Errado.”.

Agora, o problema geralmente não está nas coisas grandes ou nos grandes defeitos. O problema geralmente está nos detalhes, porque são os detalhes que fazem a grande diferença. Quantas coisas eu estarei calculando de forma errada?

Porque eu dava o valor de um a cuidar da pele, por exemplo. Como homem, eu pensava “não, nós somos machos”. Imaginem só. Então, mudar a tua aparência, as vezes vale um. E assim, a quantas coisas você está dando o valor de um? Quando na realidade valem o que? Cem. Nisso consiste a mudança. Nisto consiste em corrigir a tua filosofia. Nisso consiste em corrigir o teu sistema de avaliação e ter certeza de que você tem o sistema de avaliação correto.

Porque da tua filosofia vai depender os teus hábitos, tuas decisões, tuas atitudes, os teus pensamentos, os teus costumes. Em resumo, tudo o que você é. Tua personalidade, tua educação. Agora, de quem podemos aprender? Como podemos saber quem tem a filosofia certa? O sistema de avaliação correto para nós podemos aprender?

Bom, tem duas fontes: número 1, a tua própria experiência pessoal, estudar o que você fez, talvez você tem que se dar conta de que fez errado, para começar a fazer direito. O problema é que se você já está fazendo errado alguma coisa nos últimos dez anos, você não fale “bom, deixa eu continuar errando mais dez anos para ter certeza de que estava errado”.

Não, eu acho que na realidade eu não fiz tão errado, porque eu fiquei três anos, como médico especialista, para perceber que ali o que? Eu não iria obter os resultados que desejava, podia ter sido cinco anos ou dez anos. Eu tenho amigos que ainda estão ali tentando descobrir se esse é o caminho.

Não seria ideal que com 20 anos você descobrisse? Que você descobrisse com 15? Não seria ótimo, que com 25, você já fez o teu primeiro milhão? Com 30, você já tem 3 ou 4 milhões ganhados? E com 40, você já tem 20 milhões ganhados? Não seria isso o ideal? E agora sim, você compra todas as escolas e os títulos que você quiser e compra com os professores juntos ainda. Não seria isso o ideal? Que alguém tivesse falado isso a tempo.

Por isso, eu falei nas fitas de mentalidade anteriores. Poderíamos construir uma geração diferente, que realmente aprenda. Que aprenda onde estão as teclas que você tem que apertar para ter sucesso. Porque ninguém decide ser ignorante. Ninguém diz “que bom, papai, eu quero ser ignorante” ou “papai, eu quero ser pobre”. Ninguém diz isso.

A maior parte das pessoas fica pobre, pensando que vai ficar rica. Olha que interessante. Então, a maioria das pessoas vai pro sul pensando que está indo para o norte. Ele pensa que vai pro norte. Não é isso incrível? Por isso, eu me sinto de certa maneira com mais autoridade para falar disso.

Porque há dez anos eu tinha a teoria que iria por em prática. Agora, eu tenho a prática e a experiência mais os resultados e posso falar melhor do que foi a teoria. Tive que entender que tinha que corrigir a minha filosofia. Era fundamental que eu corrigisse a minha filosofia. Eu não poderia estar desse jeito se não tivesse corrigido a minha filosofia. Todos esses detalhes de avaliação. Tive que começar a mexer nos meus valores e tirá-los da gaveta errada para colocá-los na gaveta certa. E dizer “ótimo, é assim como eu devo valorar essa idéia”.

Eu me lembro quando comprei o meu primeiro apartamento, com 95m² e eu disse “que grande está, agora, eu tenho um apartamento grande”. Eu diz 95m², esse era o meu sistema de avaliação, depois eu percebi que tinha apartamentos de 300m. Então, diz “bom, então o meu apartamento não é tão grande assim”. Expliquei? Esse é o problema.

Porque que tal que você recebe uma promoção no teu trabalho, com um aumento de salário e você passou de ganhar 300 reais por mês, e passa a receber 500. E você diz “agora, estou ganhando muito dinheiro”. E não é verdade, você está calculando de forma errada. Certo? Você vai visitar um milionário e você diz pra ele “eu estou ganhando 500 reais por mês” e ele diz “mas isso não é nada”.

E você diz “o que? Como? Você é metido, hein?”

Então, essa é a chave, estudar a tua própria experiência, o que você fez, como você está indo, você percebe que está indo pelo caminho errado, então você corrige. Você corrige.

A pergunta é quem te deu esse plano? Da onde você pegou esse plano? Você percebe que você está seguindo o plano errado? Essa é a chave. Tenha certeza que você não está seguindo o plano errado.

Você percebe que você está no caminho errado e você diz “eu não vou continuar fazendo isso.

....

Nem um dia a mais. Por que continuar indo por esse caminho, quando você já descobriu que está errado? Por quê? Então, a chave e saber onde você está e aonde você quer chegar.

Porque conta a história que um dia um barco mandou um sinal de socorro.

“Socorro. Socorro, estamos perdidos”. E a torre de controle respondeu “dê-nos a sua localização para poder orientar vocês como de chegar ao porto”.

E eles responderam “esse é o problema, nós não sabemos onde estamos”. E a torre de controle respondeu “então, nós não podemos ajudar vocês, porque se dermos instruções erradas, podemos acabar afastando vocês, ao invés de aproximá-los de terra. Como vamos ajudar vocês, se vocês não sabem onde estão?”

Você está ganhando ou você está perdendo? Não sei, estou jogando. Mas como você está indo? Você tem que olhar os números. Se está aumentando ou diminuindo. Onde você está? Em qual nível você está? Por isso, os níveis são tão importantes. E uma coisa muito importante em relação aos níveis é o seguinte: não pule ao próximo nível antes de tempo. Muito importante isso. Porque tem pessoas que ganhando 1000 reais por mês, pulam pro nível de 2500. E agora, o que vai acontecer? Cada mês falta o que? 1500. Que ele vai tirar da onde? Do sogro, da sogra, do pai, da mãe, até do seu filhinho vai tirar do porquinho ai, para tirar o dinheiro. Porque todos os meses faltam o que? 1500. Isso não é sábio, nem se quer é inteligente. Que seria inteligente?

Se você está em dez, você vive com cinco. Agora sobra o que? Cinco. Agora, você parece rico, né? Nem se quer fica com dez. Você ganha dez e gasta dez. Não. Você ganha dez, gasta cinco. Isso é ser inteligente. Entendem isso?

Por que vocês acham que eu não abri um escritório como esse antes? Porque primeiro eu tinha que levar a minha renda muito acima. Em vez de chegar o final do mês e dizer “ai, meu Deus, chegou o final do mês, dia 30, o aluguel, faltou dinheiro, como é que nós vamos fazer?”.

Esse estresse comum não acontece comigo. Não. Você tem que ser sábio. Você põe o seu esforço em aumentar os seus ganhos e depois você vê como administra isso. Essa é a chave. Não pular de nível antes do tempo. Melhor ficar no nível onde sobra o teu dinheiro, em vez de ir para o nível onde te falta dinheiro. Nem se quer no nível onde o dinheiro acaba no final do mês. Entendem isso?

Essa é a chave, é corrigir a tua filosofia. Aquele diz “os ricos são os que mais gastam”. Isso não é verdade. Os ricos são aqueles que mais guardam, por isso são ricos. Os pobres são os que mais gastam. Eles não só gastam aquilo que ganham, e sim ainda emprestam de outros para continuar gastando e fora isso gastam até o que vão ganhar no futuro. Não é assim que acontece? Ele já tem comprometido o 13º, e férias, e as bonificações, e os lucros anuais e quem sabe quantas coisas mais. Seis meses antes. Isso não pode ser.

Ganham na loteria, mas isso não importa, eles voltam a ficar pobres, rapidamente, porque compram tudo o que lhes faltava. Isso não pode ser assim. Então, isso é muito importante. Você ganha mil, mas você não vive com mil. Você tem que viver com quinhentos. E mais tolo ainda, se você ganha mil e você quer viver no nível onde precisa gastar 2500, isso é mais tolo ainda. Isso é muito importante. Observar a vida.

Como vai a minha vida? Estou ganhando três e estou gastando três. Isso está errado. Eu tenho que corrigir essa situação. Não é assim, gente?

A aparência e o ego que fazem isso com você. O ego faz isso. Já sou Equipe Mundial, já tenho que mostrar o dinheiro, tem que se perceber. Não. É melhor que te critiquem porque você ganha muito e você não gasta tanto. Porque eu já aprendi que o dinheiro não é para convidar os meus amigos tomar cerveja, não é para ficar bem com eles.

Porque os ricos gastam o mínimo e guardam o máximo. Os pobres primeiro gastam e depois não têm dinheiro para guardar. Filosofia o que? Oposta. Ao contrário. Certo? Então, onde está a chave?

Eu também tinha esses problemas, eu também tinha esses problemas. Certo? Eu já estava quatro anos trabalhando como médico e tinha esses problemas e por que os próximos quatro anos e meio foram diferentes? Porque corrigi o meu sistema de avaliação. Corrigi a minha filosofia. Corrigi a minha mentalidade. E diz o que? Todos esses são erros, agora chega. Eu vou começar a fazer acertos. Rasguei os meus cartões de crédito e não vivi de crédito nunca mais. Tudo o que eu pudesse comprar, iria ser à vista. E iria colocar o meu melhor esforço em aumentar os meus ganhos ao máximo. Entendi o que eu tinha que fazer. Eu tinha que ter mais distribuidores, que iriam se transformar em mais supervisores. Essa era a solução. Era tudo o que eu precisava fazer. Me tornar um melhor líder. Trabalhar com eles, ensiná-los realmente e depois mostrar os resultados. Era o que eu tinha que fazer. Agora, todos vocês poderiam corrigir a partir de hoje. Todos vocês poderiam corrigir a partir de hoje? Sim. E ver os resultados em doze meses, em três anos ou em cinco anos? Sim. Ver esse milhão de dólares ganhado? Sim. O que você tem que fazer. Começar a corrigir já.

Porque já demoraram demais em começar. Vocês já demoraram demais em encaminhar a sua vida no rumo certo. Vocês estavam no caminho de chão, onde tinha muita pedra, e vocês iam dando tombos. Assim que tem que voltar para o caminho certo, para ir mais rápido ainda. Isso é incrível. Quando você vê que você está chegando perto da tua meta. Outras pessoas obviamente, em lugar de fazer o plano, o que eles fazem? Vão com os dedos cruzados.




....
Está gostando? continuação na página # 03/05
Para um aproveitamento 300% concentrar + ouvir + ler + desejo de aprender,
e se alguma coisa fizer sentido para você, aprenda, pratique, ensine e ensina a ensinar.
Para fazer Download da Áudio/apostila parte 02/05 clique abaixo.
 

Fonte: Pablo Paucar, autor desses áudios e coletâneas em Português para os
supervisores do Brasil. Site: www.pablopaucar.com e o link da página de


 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário